Instituições da rede de proteção à infância participam da abertura do 1º Seminário Instituto Berço da Cidadania

Cerca de 250 pessoas compareceram ao auditório do Centro Cultural Brasília, nessa segunda-feira (21), dia da abertura da 1º Seminário Instituto Berço da Cidadania – Promovendo a Convivência Familiar. Promovido pelo Berço da Cidadania, o evento tem o objetivo de fortalecer as práticas que assegurem cuidados de qualidade em entidades de acolhimento e que reduzam o tempo de afastamento de crianças e adolescentes da convivência familiar.

A presidenta do Berço, Dirce França, foi a primeira a se pronunciar e ressaltou a importância do aprofundamento do entendimento sobre o direito à convivência familiar. “Pensamos esse seminário como uma oportunidade de estarmos juntos, refletindo sobre propostas bem sucedidas em outros estados”, falou.

A secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, também estava na mesa de abertura e destacou a parceria entre a Sedest e o Berço da Cidadania. “Vamos conversar com o Berço e encontrar uma forma mais adequada de cuidar das nossas crianças”, disse. “Temos muito interesse no resultado desse debate e nos exemplos trazidos de outros estados. Queremos conhecer essas experiências exitosas”, acrescentou.

Durante o seminário, os participantes conhecerão duas ações bem sucedidas de diferentes lugares do Brasil: o Programa Sapeca, de Campinas, São Paulo, que faz o atendimento provisório à criança e ao adolescente vítima de violência doméstica, via acolhimento familiar e a Casa Novella, de Belo Horizonte.

Quem também prestigiou o início do evento foi o gerente de Atendimento e Articulação Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais da Comunicação Institucional da Petrobras, José Samuel Magalhães. Por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania, a Petrobras patrocina o projeto Reconstruindo Vínculos, do Berço da Cidadania, do qual o seminário é parte.

José Samuel se pronunciou sobre seu desejo de ver mais projetos inscritos no programa da Petrobras e sublinhou a importância desse tipo de parceria: “Quero parabenizar o projeto Reconstruindo Vínculos por estar se movimentando nessa área. Espero que mais iniciativas do Distrito Federal sejam contempladas pela Petrobras. Se o Estado e a sociedade civil trabalharem juntos, formamos as redes e informações serão disseminadas”.

Ainda fizeram parte da mesa de abertura do seminário a promotora de Justiça Fabiana de Assis Pinheiro; o coordenador da Comissão de Políticas Públicas do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, Nelson Peixoto; o juiz auxiliar do CNJ Daniel Issler; o juiz titular da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Renato Rodovalho e a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Margarida Munguba.

One thought on “Instituições da rede de proteção à infância participam da abertura do 1º Seminário Instituto Berço da Cidadania

  1. Pingback: Seminário sobre convivência familiar é encerrado com participação expressiva dos inscritos | Projeto Reconstruindo Vínculos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>