O 1ºSeminário Instituto Berço da Cidadania - Promovendo a Convivência Familiar foi concebido como um painel de boas práticas no campo de promoção do direito à convivência familiar e faz parte dos Projetos Cuidando de quem Cuida, apoiado pela Secretaria de Direitos Humanos e Reconstruindo Vínculos em parceria com a Petrobrás, ambos executados pelo Instituto Berço da Cidadania.

Serão apresentadas experências bem sucedidas na promoção do direito à convivência familiar, reconhecendo os belos trabalhos feitos tanto no DF quanto em outras regiões do Brasil. Nosso desejo é o de contribuir para o fortalecimento das redes sociais da comunidade e promover o mapeamento de instituições do terceiro setor que são importantes parceiros.

Seja você também um dos atores nessa grande articulação! Participe!

Inscrições Encerradas
Agenda

O Seminário terá um dia de palestras e debates e dois dias com mini cursos de 8 horas cada. As inscrições deverão ser feitas separadamente.

Para as palestras (dia 21/03) estão previstas 300 (trezentas) vagas. Para os cursos, as vagas estão limitadas a 100 (cem) em cada curso.

Programação

21 de março de 2011

Mesa de abertura: 8:30 às 9:45

Carmen Silveira de Oliveira – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representante do Conselho Nacional de Justiça Representante do Governo do Distrito Federal.
Parceiros e Apoiadores. Representante do Instituto Berço da Cidadania.

Palestra de abertura: 9:45 às 10:45

Apresentação dos projetos:
» Cuidando de quem Cuida
» Reconstruindo Vínculos
» Roteiros para a Cidadania
Dirce Barroso França e Eliana Carla Kobori – Coordenadoras de projetos Instituto Berço da Cidadania.

10:45 às 11:10 (pausa para café)

11:10 às 11:45
Palestra – Promoção do direito a viver em família: metodologia de trabalho de reintegração da casa Novella (Belo Horizonte) – Edson Neris Bahia (MG).

Participação do público: 11:45 às 12:15

14:30 às 15:30
Mesa redonda – A Experiência das Redes Sociais no Fortalecimento das Comunidades
– Marcelo Emanuel dos Santos (Assistente Social, Mestrando em Ciências Sociais e Cinema, professor do curso de Serviço Social da UNISABER) e Maria Madalena Torres (Pedagoga).

15:30 às 16:15 (participação do público)

16:15 às 16:45 (pausa para café)

16:45 às 17:30
Palestra – Programa Família Acolhedora: a experiência do Projeto Sapeca (Campinas): uma alternativa à institucionalização
– Janete Valente (SP).

17:30 às 18:00 (participação do público)

18:00 ENCERRAMENTO

22 de março de 2011

8:30 às 17:30
Mini Curso
Família Acolhedora

Janete Valente (Secretaria Municipal de Campinas, coordenadora do Projeto Sapeca por 7 anos). Graduada em Serviço Social pela PUC de Campinas, é Doutoranda em Serviço Social pela PUC de São Paulo. Assessora técnica da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Prefeitura Municipal de Campinas. Membro do Núcleo da Criança e do Adolescente da PUCSP. Membro do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária. Consultora da Rede latinoamericano de acolhimento familiar – RELAF.

23 de março de 2011

8:30 às 17:30

Mini Curso
Metodologia de trabalho com famílias: A experiência da Casa Novella (BH).
Edson Neris Bahia (Graduado em Serviço Social e especialização em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais, com atuação na área da Criança e Adolescente/Acolhimento Institucional. Integrante do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária da Criança e Adolescente. Membro do Conselho de Direitos e Fórum das Instituições de Abrigo de BH, com o propósito de garantir a construção e efetivação de Políticas Públicas à Criança e Adolescente de BH. Ex-coordenador técnico da Casa Novella.

Informações:
contato@cuidandodequemcuida.org.br
Fone: (61) 3345 1195